Está em busca de investimentos alternativos e quer entender qual é a diferença entre private equity e venture capital? No blog de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber para entender as principais diferenças entre as duas modalidades de investimento. As empresas de private equity tendem a investir ou comprar empresas com receita ou fluxo de caixa sólidos, enquanto as de venture capital geralmente investem em startups e empresas nos estágios iniciais que têm alto potencial de crescimento.
O que é Venture Capital?
O Venture Capital é uma modalidade de investimento que busca recursos financeiros para uma empresa de pequeno ou médio porte, incluindo startups, que estão em crescimento ou expansão. Assim, ele é bastante comum para empreendimentos novos no mercado, mas que têm potencial para trazer retorno aos investidores.

O que é Private Equity?
Os fundos Private Equity investem capital diretamente nas empresas, contudo, elas não têm o capital aberto, motivo pelo qual não é possível adquirir ações na bolsa. Mesmo assim, os investidores adquirem participação no capital social do negócio.
Qual a diferença entre private equity e venture capital
A principal diferença é o estágio da empresa onde o dinheiro será investido. Ambos os ativos são direcionados para empresas de capital fechado.
No private equity, o investimento é feito em empresas que já estão em estágio mais avançado, que normalmente já encontraram um modelo de negócio que funciona para o seu mercado de atuação, e estão em estágio de expansão, até mesmo visando um futuro IPO.
O venture capital ou capital de risco é voltado para empresas em estágio inicial, como startups. São empresas ainda em formação, desenvolvendo produtos em busca de sua validação no mercado. Portanto, o risco é maior, mas o retorno pode ser interessante.
Junto com essa diferença de estágio de maturidade da empresa está a diferença no grau de risco do investimento. Como o venture capital é voltado para empresas em estágio mais inicial, startups geralmente, o risco é maior, já que há mais incertezas sobre a sua consolidação no mercado.
Já no caso do private equity, por se tratar de uma empresa mais consolidada, com um produto aceito pelo mercado, o risco do investimento pode ser menor. Mas, em ambos os casos, o investidor precisa ter em mente que o crescimento da empresa depende de um bom nível de governança corporativa, investimento correto na evolução do produto e criação de times confiáveis.
Agora, qual dessas opções seria a melhor para um empreendedor? A resposta depende de vários fatores, incluindo o tipo de empresa, o estágio atual e os objetivos do negócio.
Se você tem um tipo de empresa que pode gerar receita e fluxo de caixa rapidamente, tem mais opções para evitar abrir mão de capital ou assumir dívidas no início da vida do negócio.
Se o seu objetivo é simplesmente ganhar muito dinheiro em um curto espaço de tempo, o private equity pode ser a melhor escolha.
Por outro lado, se você deseja inovar ou revolucionar um setor, se tornar um player significativo no mercado e precisa de parceiros estratégicos para expandir sua empresa, deve optar pelo venture capital. Seja qual for a decisão, procure bons conselhos e escolha sabiamente.
Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe nossos blogs no site!