Um Modelo de Negócio descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor de uma organização. Vamos entender que nessa frase existem três aspectos fundamentais de um modelo de negócio.
E como empresas no século XXI fazem isso atualmente? Podemos ver que é a mesma estrutura de modelo de negócio, criar, entregar e capturar valor. Porém, é feito de uma forma diferente. Ao invés de ter repórteres criando valor, nós, usuários, criamos valor, nós criamos conteúdo. Esse valor é entregue via redes sociais que funcionam como o veículo de distribuição. E o valor é capturado via anúncios ou a oferta de espaço publicitários e seus cliques.

Diferença: Modelo e Plano de Negócio
Muitas pessoas relacionam Plano e Modelo de Negócios. É importante entender que esses dois processos são distintos!
Um Plano de Negócio é um documento totalmente detalhado que serve para entender a viabilidade do seu negócio, por meio de análises de mercado, econômicas e processuais. Esse é o documento que, por exemplo, deve ser entregue a um investidor, quando for o caso.
Já o Modelo de Negócio é o processo anterior a um Plano de Negócio, que te auxiliará a enxergar todas as etapas que devem constar no seu Plano, mas de maneira menos detalhada, mais prática e visual.
Ou seja: eu devo ter um Modelo e um Plano de Negócio? Sim!
A diferença é que no Plano de Negócio está estruturado “o quê” você faz da maneira mais detalhada possível. Custos, receita, processos, estrutura etc.
Eles são longos e estruturados, levam tempo para serem desenvolvidos e também são resultados de muito trabalho, afinal, nenhum detalhe do seu negócio pode ficar de fora.
E o Modelo de Negócio é o mapeamento do “como” você faz: como você gera receita, como você gera valor para o cliente, como você trabalha a suas entregas e como todas essas etapas se relacionam. Eles são rápidos e simples de serem compreendidos.
Ou seja: a partir dele, será muito mais fácil pensar em todos os elementos essenciais para um Plano de Negócio completo.
O modelo de negócio vai evidenciar quais aspectos funcionam melhor e devem ser mantidos, além de colocar luz às definições que carecem de alterações ou aprimoramentos.
A empresa deve estabelecer uma periodicidade para verificar todos os pontos da modelagem e, assim, aproveitar melhor os recursos, entregando cada vez mais valor para o consumidor final.

Gostou dos nossos conteúdos? Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe nossos blogs no site!