Uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) realizada em 55 países mostrou que o brasileiro é o quarto povo que mais empreende. A estimativa é que quase 40% dos adultos no Brasil tenham um negócio próprio.
Neste contexto, a saúde financeira de uma empresa se torna um assunto fundamental para boa parte da população.
Confira cinco sinais de alerta que devem ser observados nas finanças de qualquer negócio.
Liquidez: A liquidez é a capacidade da empresa em arcar com todas as suas despesas e manter sua operação. Se a empresa tem mais despesas do que receita, significa que ela tem baixa liquidez.
Fluxo de caixa irregular: O fluxo de caixa representa todas as entradas e saídas de valores da empresa, ou seja, é sua movimentação financeira em um determinado período, que pode ser diário, semanal ou mensal.
Endividamento: Os atrasos são outro outro ponto de alerta que diz muito sobre a eficiência da sua saúde financeira. É importante saber se todos os pagamentos da empresa estão em dia.
Faturamento abaixo do esperado: Por mais simples que seja o controle financeiro da sua empresa, é possível ter uma visão de quanto deve ser a sua média de faturamento mensal.
Processos não automatizados: Por último, um sinal de alerta sobre a saúde financeira da empresa que nem sempre é tão óbvio, mas é importante, é a falta de processos automatizados. A automatização de processos, especialmente financeiros, pode ajudar na redução de tarefas manuais e de erros, além de colaborar com a diminuição de custos.
Identificar e monitorar esses sinais é tarefa primordial dos gestores de um empreendimento que deseja obter sucesso ou manter um negócio em desenvolvimento. Infelizmente, muitas vezes as coisas não ocorrem como o desejado e o negócio começa a dar sinais de alerta, evidenciando de que algo precisa ser feito para que o rumo seja corrigido e, obviamente, a empresa retome o seu caminho de desenvolvimento e prosperidade.
Gostou dos nossos conteúdos? Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe nossos blogs no site!