Melhorar a vida financeira da sua empresa pode parecer uma tarefa árdua ou mesmo impossível de se conseguir. Bem, não vamos dizer que não envolve muito trabalho e disciplina, conduto, pode sim ser realizado!
Segundo o IBGE, cerca de 60% das empresas não sobrevivem os seus primeiros 5 anos, muito desse cenário se deve ao porte da empresa e a sua organização financeira para lidar com todas as suas obrigações.

Nesse sentido, preparamos um rico conteúdo com dicas preciosas para ajudar a colocar as finanças da sua empresa em dias.
1 – Estabeleça um bom plano financeiro.
Este plano servirá como um guia para que sua empresa não desvie do foco financeiro que foi definido.
2 – Monitore o fluxo de caixa.
O controle diário de entradas e saídas irá permitir que você gerencie exatamente onde o dinheiro da empresa está sendo utilizado. Assim você poderá traçar estratégias mais eficazes. Lembre-se, ter o controle do caixa não é o mesmo que ter um controle de contas a pagar e a receber. O controle do fluxo de caixa é mais amplo e inclui a auditoria dos saldos bancários e as projeções de fluxo de caixa.
3 – Gerencie bem os custos
O bom gerenciamento dos custos permite melhorias no processo que com o tempo podem gerar lucros expressivos. Estratégias como a modificação do mix, automação do processo, terceirização, entre tantas outras podem ser adotadas quando há um bom controle de custos.
4 – Cuide do Score de crédito
Uma boa estratégia pode ser a alavancagem com dinheiro de terceiros, como bancos, por exemplo. A compra daquela máquina que vai otimizar a produção e ampliar os lucros, o incremento no capital de giro para melhorar o crédito ou até mesmo sair do aluguel para um prédio próprio que inicialmente pode ser financiado. Estas estratégias podem ser adotadas com boas condições, caso existam boas linhas de crédito.
5 – Gerencie a inadimplência
O prazo que é concedido aos clientes, as modalidades de recebimento e as práticas de cobrança afetam significativamente a retenção de capital de giro. Em muitos casos levam a empresa ao endividamento rapidamente. Fique atento a isso e gerencie de perto a inadimplência para evitar perdas financeiras.
6 – Domine o cálculo dos preços
Precificar de forma estratégica exige conhecimento não somente do mercado, mas também é necessário a compreensão de todos os gastos e o planejamento do lucro desejado. Vender com prejuízo ou com baixa lucratividade vai atrasar o desenvolvimento do seu negócio!
7 – Defina regras para as retiradas dos sócios
Pró-labore e lucro não são a mesma coisa, o caixa da empresa, não é a carteira do sócio! Remunerar bem o capital investido pelos sócios é fundamental, para isso é indispensável que haja controle além das políticas para a retiradas.
Não espere as dificuldades chegarem! Procure um profissional qualificado na gestão, que fará a diferença no seu negócio!
Gostou dos nossos conteúdos? Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe nossos blogs no site!