Whatsapp: (47) 9106-4444

Você tem controle sobre seu CAPITAL DE GIRO?

O que é capital de giro

O capital de giro nada mais é do que a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar. Isto é, o dinheiro necessário para manter a empresa funcionando no intervalo de tempo entre o investimento, como as compras feitas com os fornecedores, e o retorno do lucro para seu caixa.

Este processo de entrada de dinheiro (ativo circulante – AC) e saída de dinheiro (passivo circulante – PC) pode ser demorado, por isso ter um montante para pagar as contas fixas, como impostos, aluguel do espaço, salários dos funcionários, contas de luz, telefone, água, internet e outras despesas é fundamental para a saúde financeira da empresa.

Contar com a entrada do dinheiro após a concretização da venda para então ter a quantia necessária para pagar essas despesas fixas é, além de incerto e imprudente, já que fatores externos e incontroláveis podem impactar o faturamento daquele mês.

Por isso ter um capital de giro robusto é importante. Ele fornece segurança e aumenta também a possibilidade de o empreendedor conseguir preços mais competitivos com os fornecedores ao negociar, por exemplo, a compra de suprimentos em maior quantidade.

Para que serve o capital de giro da empresa

Em suma, a necessidade de capital de giro se justifica por garantir a saúde financeira das empresas. Ele pode proporcionar o seguinte:

  • Recursos de financiamento aos clientes (nas vendas à prazo);
  • Manutenção dos estoques;
  • Garante o pagamento aos fornecedores (compras de matéria-prima ou mercadorias de revenda);
  • Pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais fixas.

Como gerenciar o capital de giro?

A gestão do capital de giro não precisa ser um desafio. Com alguns cuidados, o negócio consegue otimizar as suas receitas e ter mais flexibilidade ao definir o seu futuro. Além disso, os times conseguem reduzir gastos, otimizando e aumentando a quantidade de receitas no orçamento disponíveis para gastos diários.

Confira a seguir os passos necessários para ter uma boa gestão do capital de giro:

  • Use a tecnologia ao seu favor: sistemas de gestão integrada podem ser adotados para otimizar o fluxo financeiro do negócio. Os dados de gastos serão centralizados em um único ambiente. Com isso, todas as equipes administrativas poderão trabalhar, lado a lado, para otimizar o uso de verbas.
  • Tenha estratégias de gestão de negócios inteligentes: a gestão de negócios deve sempre estar preparada para encontrar boas oportunidades de otimizar os gastos do negócio. Isso passa por rotinas como a gestão de contratos, como falaremos a seguir, e bons investimentos. Além disso, com a melhoria das rotinas internas, os gastos podem ser eliminados sem que a competitividade da marca seja comprometida.
  • Negocie com os seus fornecedores e prestadores de serviço: a negociação de contratos também ajuda a marca a otimizar a quantidade de recursos utilizados no capital de giro. Os contratos devem sempre ser revisados para que se mantenham em linha com os objetivos e a demanda do negócio. Desse modo, o seu escopo estará adequado e o negócio não terá gastos desnecessários.
  • Otimize os gastos do negócio: quando falamos em gestão do capital de giro, é importante que todas as equipes passem por um processo de análise do seu orçamento. Essa avaliação ajudará líderes a cortar gastos e a avaliar as partes do negócio que precisam de ajustes. Desse modo, será mais fácil otimizar a estrutura financeira da empresa.

Todo negócio de sucesso é conhecido pela sua capacidade de manter as finanças em dia. Os cuidados do departamento financeiro devem estar focados não só em aumentar a lucratividade do empreendimento, mas também em garantir que a empresa não tenha sustos com o seu orçamento. Justamente por isso é fundamental que todos saibam gerir o capital de giro.

Uma boa gestão do capital de giro evita prejuízos, reduz os desperdícios e as chances de algum setor ficar sem os recursos necessários para um gasto de emergência. Portanto, não, deixe de adotar práticas que melhoram a maneira como o negócio faz a gestão do departamento financeiro. Assim, você terá máxima lucratividade e flexibilidade sempre!

Gostou do nosso conteúdo? Siga-nos no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe nossos blogs no site!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Posts Recentes

Deseja saber mais sobre como comprar ou vender uma empresa?

Fique sabendo das nossas novidades semanalmente

Deseja saber mais como lucrar indicando empresas para compra ou venda?

Fique sabendo das nossas novidades semanalmente

Prometemos não enviar SPAM.