Whatsapp: (47) 9106-4444

Comprar ou Vender empresas?

Comprar ou vender uma empresa que já está atuando no mercado pode ser uma grande oportunidade. Mas para se ter sucesso nesse tipo de operação é muito importante entender quais são os aspectos que garantem um bom fechamento de negócio.

Já pensou em comprar ou vender uma empresa em funcionamento?

É bem possível que você esteja na eminência de uma negociação desse tipo agora mesmo. Mas, ainda que nunca tenha passado por isso, é bastante provável que em algum momento essa demanda chegue até você.

Até porque comprar ou vender uma empresa pronta pode ser uma oportunidade de ouro. Contudo, antes de uma operação como essa, existe sempre a fase da negociação. E toda negociação envolve riscos. Não é diferente quando é uma empresa que está em questão. Aliás, muito pelo contrário, aí é que os desafios aumentam. Afinal, uma operação como essa envolve muitas expectativas.

Por isso, com base na experiência de mais de uma centena de negociações de empresas, listamos alguns dos principais desafios e riscos que devem ser considerados por quem vai negociar, especialmente se pretende fazer isso por conta própria.

Saiba quanto vale o negócio

O primeiro aspecto que desafia uma boa negociação é o conhecimento do valor econômico-financeiro real e justo daquela empresa. Só existe uma forma realmente eficaz para      conhecê-lo. Esse meio é a realização de um valuation ou avaliação de empresa.

Não tem como fugir! Só usando metodologias próprias se pode chegar a um cálculo objetivo e com credibilidade no mercado. Sem isso, o risco de comprar ou vender o negócio (ou suas cotas) por um preço acima ou abaixo do valor real é enorme. E dificilmente alguém vai querer correr esse risco.

Ache o negócio certo para investir

Se você é o comprador também vai precisar definir exatamente o perfil de negócio em que deseja investir. Afinal, o fato de ter escolhido comprar uma empresa que já existe não significa que qualquer tipo esteja adequado.

Já se você é o vendedor terá de analisar o perfil de investidor com o qual aceita negociar.

Assim, claro, é fundamental separar tempo na agenda para triar as boas oportunidades e avaliá-las. Isso significa buscar informações, fazer contatos, atender pessoas…

Então, prepare-se para ter um pouco de resiliência nessa fase. Provavelmente, você vai descobrir que perdeu tempo algumas vezes com empresas ou investidores que, na verdade, não eram adequados aos seus propósitos.

Outro ponto vital nesse momento é guardar o sigilo e a confidencialidade de todo o processo. Certamente haverá muitos problemas se a informação de uma simples intenção de compra e venda vazar para o mercado.

Se você chegou até aqui, há grandes chances de esse artigo ter sido realmente útil para você.

Se você tem interesse em entrar no mundo corporativo, como vendedor ou comprador de empresas com rendimento alto no mercado, entre em contato conosco!

Gostou dos nossos conteúdos? Siga-nos no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe nossos blogs no site!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Posts Recentes

Deseja saber mais sobre como comprar ou vender uma empresa?

Fique sabendo das nossas novidades semanalmente

Deseja saber mais como lucrar indicando empresas para compra ou venda?

Fique sabendo das nossas novidades semanalmente

Prometemos não enviar SPAM.