Whatsapp: (47) 9106-4444

O que é Gestão de Dados Mestres?

A gestão de dados mestres (MDM) é o principal processo usado para gerenciar, centralizar, organizar, categorizar, localizar, sincronizar e enriquecer dados mestres de acordo com as regras comerciais das estratégias de vendas, de marketing e operacionais da sua empresa. Os dados mestre podem assumir a forma de informações sobre produtos, clientes, fornecedores, localização e ativos, além de quaisquer fontes de informações que impulsionem seus negócios.

A gestão eficiente de dados mestres em um repositório central oferece uma visão confiável e única das informações e elimina as ineficiências dispendiosas causadas pelo isolamento dos dados. Ela proporciona suporte a suas iniciativas comerciais por meio da identificação, vinculação e distribuição de informações entre produtos, clientes, lojas/locais, funcionários, fornecedores, ativos digitais e muito mais.

Como o gerenciamento de dados mestres funciona?

Todo mundo sabe que manter cadastros atualizados é extremamente complicado, podemos até dizer que é o calcanhar de Aquiles de muitas corporações.

Por isso, é comum encontrar empresas desesperadas por soluções capazes de resolverem seus problemas com dados. E, é aí que os dados mestres entram na jogada!

Muitos gestores de compras e analistas de cadastros ainda não conhecem o gerenciamento dos dados mestre.

Dados mestre são eficientes?

 Sem dúvida a resposta para essa pergunta é sim. Para comprovar a eficiência dos dados mestre idealize o seguinte cenário: você vai definir uma estratégia de marketing para uma grande empresa, com várias unidades de negócio e cada uma dessas unidades possui sistemas independentes com milhares de dados de possíveis clientes. Sem a gestão do dado mestre, provavelmente, você encontrará dados replicados, redundantes, isolados e não interligados nessas diversas bases distintas.

Dessa forma, fica difícil garantir que você não vá ligar para o mesmo cliente, diversas vezes, oferecendo o mesmo produto… E com certeza isso afetaria o sucesso da ação pela falha na gestão dos dados.

Benefícios da gestão de dados mestres

A MDM conecta, gerencia e compartilha dados de todos os seus sistemas, incluindo ERP, CRM, comércio eletrônico e muito mais. Ela permite que você crie uma visão 360° de suas informações. Você terá informações sobre tudo, desde o histórico de compras de seus clientes até a disponibilidade do produto e a interação com o fornecedor.

A MDM permite que você:

1. Concentre seus esforços de produtos, serviços e negócios nas atividades que aumentam as vendas.

2. Ofereça uma experiência de atendimento e envolvimento personalizada.

3. Remova a prioridade de atividades não lucrativas que consomem tempo e recursos.

Por fim, podemos afirmar que o gerenciamento de dados mestres representa o core business, ou seja, o núcleo duro de um negócio. Sem ele, ficaria praticamente impossível que organizações existissem, e caso conseguissem, demandaria enormes esforços e gastos para não ter impactos negativos.

Gostou dos nossos conteúdos? Siga-nos no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe nossos blogs no site!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Posts Recentes

Deseja saber mais sobre como comprar ou vender uma empresa?

Fique sabendo das nossas novidades semanalmente

Deseja saber mais como lucrar indicando empresas para compra ou venda?

Fique sabendo das nossas novidades semanalmente

Prometemos não enviar SPAM.