A gestão de dados mestres (MDM) é o principal processo usado para gerenciar, centralizar, organizar, categorizar, localizar, sincronizar e enriquecer dados mestres de acordo com as regras comerciais das estratégias de vendas, de marketing e operacionais da sua empresa. Os dados mestre podem assumir a forma de informações sobre produtos, clientes, fornecedores, localização e ativos, além de quaisquer fontes de informações que impulsionem seus negócios.
A gestão eficiente de dados mestres em um repositório central oferece uma visão confiável e única das informações e elimina as ineficiências dispendiosas causadas pelo isolamento dos dados. Ela proporciona suporte a suas iniciativas comerciais por meio da identificação, vinculação e distribuição de informações entre produtos, clientes, lojas/locais, funcionários, fornecedores, ativos digitais e muito mais.
Como o gerenciamento de dados mestres funciona?
Todo mundo sabe que manter cadastros atualizados é extremamente complicado, podemos até dizer que é o calcanhar de Aquiles de muitas corporações.
Por isso, é comum encontrar empresas desesperadas por soluções capazes de resolverem seus problemas com dados. E, é aí que os dados mestres entram na jogada!
Muitos gestores de compras e analistas de cadastros ainda não conhecem o gerenciamento dos dados mestre.
Dados mestre são eficientes?
Sem dúvida a resposta para essa pergunta é sim. Para comprovar a eficiência dos dados mestre idealize o seguinte cenário: você vai definir uma estratégia de marketing para uma grande empresa, com várias unidades de negócio e cada uma dessas unidades possui sistemas independentes com milhares de dados de possíveis clientes. Sem a gestão do dado mestre, provavelmente, você encontrará dados replicados, redundantes, isolados e não interligados nessas diversas bases distintas.
Dessa forma, fica difícil garantir que você não vá ligar para o mesmo cliente, diversas vezes, oferecendo o mesmo produto… E com certeza isso afetaria o sucesso da ação pela falha na gestão dos dados.
Benefícios da gestão de dados mestres
A MDM conecta, gerencia e compartilha dados de todos os seus sistemas, incluindo ERP, CRM, comércio eletrônico e muito mais. Ela permite que você crie uma visão 360° de suas informações. Você terá informações sobre tudo, desde o histórico de compras de seus clientes até a disponibilidade do produto e a interação com o fornecedor.
A MDM permite que você:
1. Concentre seus esforços de produtos, serviços e negócios nas atividades que aumentam as vendas.
2. Ofereça uma experiência de atendimento e envolvimento personalizada.
3. Remova a prioridade de atividades não lucrativas que consomem tempo e recursos.
Por fim, podemos afirmar que o gerenciamento de dados mestres representa o core business, ou seja, o núcleo duro de um negócio. Sem ele, ficaria praticamente impossível que organizações existissem, e caso conseguissem, demandaria enormes esforços e gastos para não ter impactos negativos.
Gostou dos nossos conteúdos? Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe nossos blogs no site!